Alopecia Areata

A alopecia areata é uma doença inflamatória autoimune caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em cílios, sobrancelhas ou barba. A extensão dessa perda varia, mas há sempre a possibilidade de o cabelo crescer novamente, pois os folículos pilosos não são destruídos, ficam apenas inativos devido à inflamação. Nesse tipo de alopecia, o próprio organismo ataca o folículo piloso por meio de um processo imunológico.

O diagnóstico pode ser feito pela simples aparência das áreas sem cabelo e em certos casos há necessidade de fazer biópsia da pele afetada. Entre as possíveis causas da alopecia areata estão os fatores genéticos e imunológicos. No entanto, questões emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos também podem desencadear ou agravar o quadro. A alopecia pode, inclusive, estar associada a enfermidades como tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, rinites e a outras condições alérgicas.

Sintomas da alopecia areata

A alopecia areata é facilmente identificada pela perda brusca de cabelos. A área acometida costuma ser bem delimitada, circunscrita e esparsa, além de lisa e brilhante, podendo evoluir para a queda total de cabelo e de pelos do corpo. Pode haver sensação de queimação ou coceira na região afetada.

Tratamento da alopecia areata

O tratamento da alopecia areata depende da extensão da doença e da idade do paciente. Desse modo, pode–se usar medicações tópicas como o Minoxidil ou cremes de corticóides, terapia  com luz ultravioleta e até infiltrações. Por ser um doença autoimune, não está indicado o transplante capilar, já que os fios implantados também poderão cair pela ação imunológica.

Conquiste um cabelo bonito e recupere a sua autoestima!

Na percepção de qualquer um dos sinais mencionados ou mesmo uma queda de cabelo anormal, não hesite, busque auxílio médico profissional. Os especialistas da Clínica Camara Lopes são experientes e estão aptos a diagnosticar e tratar diversas patologias, inclusive a alopecia aresta.

TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

A Clínica Camara Lopes oferece tratamentos complementares e/ou como alternativa para o combate a calvície e queda de cabelos. Conheça todos os tratamentos disponíveis:

MMP

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um tratamento que consiste na aplicação de uma combinação de medicamentos no couro cabeludo, realizada através de microagulhas. É indicada para tratar a calvície, queda e quebra acentuada de cabelos e outras afecções do couro cabeludo.

LLLT

O LLLT (sigla para Low Level Laser Therapy) é um laser de baixa potência, utilizado para estimular os vasos sanguíneos e desta forma melhorar a circulação e desinflamar o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos cabelos. É indicado para tratar a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é uma infusão de gás carbônico medicinal através de agulhas, que promove uma melhora na irrigação sanguínea no couro cabeludo. Além de combater a queda, este tratamento é indicado também para o controle de caspa e seborréia.

Medicamentos

Existem medicamentos e complexos vitamínicos de uso sistêmico (oral) ou tópico que podem ser recomendados para prevenir as afecções capilares, ou com complemento dos procedimentos realizados em clínica. A prescrição é feita pelo médico após minuciosa avaliação.

Intradermoterapia

A intradermoterapia é um tratamento clínico que consiste na aplicação injetável de vitaminas no couro cabeludo com o objetivo de aumentar a produção de nutrientes, fortalecer e estimular o crescimento dos fios.

Conquiste um cabelo bonito e recupere a sua autoestima!

Na percepção de qualquer um dos sinais mencionados ou mesmo uma queda de cabelo anormal, não hesite, busque auxílio médico profissional. Os especialistas da Clínica Camara Lopes são experientes e estão aptos a diagnosticar e tratar diversas patologias, inclusive a alopecia cicatricial.

CONQUISTE UM CABELO BONITO E SAUDÁVEL

AGENDE SUA CONSULTA

AGENDE AGORA