Alopecia Cicatricial

A alopecia cicatricial é caracterizada pela permanente queda de cabelo devido a destruição da unidade folicular. O dano irreversível dos folículos pilosos acomete homens e mulheres e origina cicatrizes, incapacitando a regeneração dos fios nas áreas afetadas. A alopecia cicatricial se apresenta em dois tipos – primária ou secundária – e evolui de forma distinta em cada paciente.

A alopecia cicatricial primária pode ser decorrente de um processo congênito, autoimune, inflamatório e/ou infeccioso, como foliculite fúngica ou bacteriana, lúpus discóide, líquen plano pilar, entre outras. Já a alopecia cicatricial secundária é resultado de queimaduras, produtos químicos, tração repetida no couro cabeludo, exposição à radiação, traumas, infecções virais, bacterianas ou fúngicas, micoses, tumores ou genodermatoses. 

Sintomas da alopecia cicatricial

Os principais sintomas são o surgimento de áreas doloridas e coceira acentuada, além de vermelhidão e inflamação do couro cabeludo e dos folículos pilosos. Como resposta natural do organismo, são produzidas crostas que inibem o crescimento do cabelo e levam ao surgimento de áreas calvas.

Ao identificar esses sintomas, a recomendação é buscar o auxílio de um dermatologista tricologista experiente a fim de solicitar uma avaliação da região, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Quando identificada precocemente, a alopecia cicatricial pode ser tratada e o seu avanço retardado. 

Tratamento da alopecia cicatricial

Com a confirmação do diagnóstico, inicia-se um estudo para avaliar a causa e o estágio da patologia. A partir disso, antibióticos, anti-inflamatórios e corticosteróides são comumente adotados para combater os efeitos. 

TÉCNICAS DE TRANSPLANTE CAPILAR

TÉCNICA FUE

TÉCNICA FUT

TRANSPLANTE CAPILAR COM ROBÔ

TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

A Clínica Camara Lopes oferece tratamentos complementares e/ou como alternativa para o combate a calvície e queda de cabelos. Conheça todos os tratamentos disponíveis:

MMP

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um tratamento que consiste na aplicação de uma combinação de medicamentos no couro cabeludo, realizada através de microagulhas. É indicada para tratar a calvície, queda e quebra acentuada de cabelos e outras afecções do couro cabeludo.

LLLT

O LLLT (sigla para Low Level Laser Therapy) é um laser de baixa potência, utilizado para estimular os vasos sanguíneos e desta forma melhorar a circulação e desinflamar o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos cabelos. É indicado para tratar a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é uma infusão de gás carbônico medicinal através de agulhas, que promove uma melhora na irrigação sanguínea no couro cabeludo. Além de combater a queda, este tratamento é indicado também para o controle de caspa e seborréia.

Medicamentos

Existem medicamentos e complexos vitamínicos de uso sistêmico (oral) ou tópico que podem ser recomendados para prevenir as afecções capilares, ou com complemento dos procedimentos realizados em clínica. A prescrição é feita pelo médico após minuciosa avaliação.

Intradermoterapia

A intradermoterapia é um tratamento clínico que consiste na aplicação injetável de vitaminas no couro cabeludo com o objetivo de aumentar a produção de nutrientes, fortalecer e estimular o crescimento dos fios.

Conquiste um cabelo bonito e recupere a sua autoestima!

Na percepção de qualquer um dos sinais mencionados ou mesmo uma queda de cabelo anormal, não hesite, busque auxílio médico profissional. Os especialistas da Clínica Camara Lopes são experientes e estão aptos a diagnosticar e tratar diversas patologias, inclusive a alopecia cicatricial.

CONQUISTE UM CABELO BONITO E SAUDÁVEL

AGENDE SUA CONSULTA

AGENDE AGORA