Alopecia por Tração

A alopecia por tração é uma condição associada ao tracionamento intenso dos fios. A força excessiva exercida sobre a raiz do cabelo causa seu arrancamento, podendo provocar inflamação ou danos aos folículos e influenciar seu ciclo de vida. 

Coques, tranças, rabos de cavalos e mega-hair são práticas que podem lesionar a raíz do cabelo e acarretar em perdas definitivas dos fios. Ademais, o risco é aumentado pela extensão e duração da tração, bem como pelo uso de relaxamento químico. 

Esse tipo de alopecia, mais comum em mulheres, pode ocasionar queda capilar e também a interrupção permanente do nascimento de novos fios. Além da mudança de hábitos, os pacientes com alopecia por tração devem procurar um médico especialista para evitar o avanço da patologia e o atrofiamento do bulbo capilar que resultam na cicatrização e consequente falhas irreversíveis. 

Sintomas da alopecia por tração

Uma das principais características é a formação de falhas no couro cabeludo, principalmente na região das têmporas, franja, nuca e atrás das orelhas. O diagnóstico pode ser realizado por exames de imagem que, além de avaliar a região rarefeita, analisa a estrutura do couro cabeludo e do folículo. 

Tratamento da Alopecia por Tração

Assim como nos demais tipos de alopecia, o diagnóstico é o primeiro passo para o adequado tratamento. Identificar o problema, eliminar a causa da tensão e iniciar os cuidados são aspectos fundamentais para evitar a cicatrização dos folículos comprometidos e o enfraquecimento dos que permanecem saudáveis.

Para tratar essa patologia, deve-se suspender qualquer hábito de tracionar os fios e o uso de produtos químicos. Além disso, dependendo do estágio, há casos em que se faz necessária a adoção de tratamentos orais e/ou com dermocosméticos. Em quadros mais avançados, a solução é optar por um transplante capilar. 

TÉCNICAS DE TRANSPLANTE CAPILAR

TÉCNICA FUE

TÉCNICA FUT

TRANSPLANTE CAPILAR COM ROBÔ

TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

A Clínica Camara Lopes oferece tratamentos complementares e/ou como alternativa para o combate a calvície e queda de cabelos. Conheça todos os tratamentos disponíveis:

MMP

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um tratamento que consiste na aplicação de uma combinação de medicamentos no couro cabeludo, realizada através de microagulhas. É indicada para tratar a calvície, queda e quebra acentuada de cabelos e outras afecções do couro cabeludo.

LLLT

O LLLT (sigla para Low Level Laser Therapy) é um laser de baixa potência, utilizado para estimular os vasos sanguíneos e desta forma melhorar a circulação e desinflamar o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos cabelos. É indicado para tratar a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é uma infusão de gás carbônico medicinal através de agulhas, que promove uma melhora na irrigação sanguínea no couro cabeludo. Além de combater a queda, este tratamento é indicado também para o controle de caspa e seborréia.

Medicamentos

Existem medicamentos e complexos vitamínicos de uso sistêmico (oral) ou tópico que podem ser recomendados para prevenir as afecções capilares, ou com complemento dos procedimentos realizados em clínica. A prescrição é feita pelo médico após minuciosa avaliação.

Intradermoterapia

A intradermoterapia é um tratamento clínico que consiste na aplicação injetável de vitaminas no couro cabeludo com o objetivo de aumentar a produção de nutrientes, fortalecer e estimular o crescimento dos fios.

Conquiste um cabelo bonito e recupere a sua autoestima!

Na percepção de qualquer um dos sinais mencionados ou mesmo uma queda de cabelo anormal, não hesite, busque auxílio médico profissional. Os especialistas da Clínica Camara Lopes são experientes e estão aptos a diagnosticar e tratar diversas patologias, inclusive a alopecia por tração.

CONQUISTE UM CABELO BONITO E SAUDÁVEL

AGENDE SUA CONSULTA

AGENDE AGORA