Eflúvio Telógeno

O eflúvio telógeno é uma condição que acomete homens e mulheres e se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo devido à finalização precoce da fase anágena (fase de crescimento dos cabelos) e início da fase de desaceleração do crescimento capilar (fase catágena) que corroboram com a queda acentuada do cabelo (fase telógena). 

Dito de outra forma, o eflúvio telógeno é um encurtamento do ciclo dos cabelos decorrente do término precoce da fase anágena e um aumento da porcentagem de fios nas fases catágena e telógena. Essa patologia se divide em dois tipos: agudo e crônico.

O eflúvio telógeno agudo é causado por fatores pontuais como pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, pós-operatórios ou estresse. Já o eflúvio telógeno crônico, nem sempre tem causa definida, mas em geral é proveniente de doenças crônicas, depressão, ansiedade e uso de determinados medicamentos por longos períodos de tempo. 

Sintomas do Eflúvio Telógeno

A principal característica clínica do eflúvio telógeno é o aumento da queda do cabelo ao se realizar uma tração mínima como a lavagem ou a escovação dos cabelos, por exemplo. Somado a isso, observa-se o comprimento mais curto, o “rabo de cavalo” mais fino e, ainda, coceira no couro cabeludo, principalmente na região posterior.

Tratamento

O eflúvio telógeno costuma durar cerca de dois a quatro meses e ser solucionado sem qualquer intervenção. No entanto, é importante que o paciente busque um profissional para avaliar se há alguma condição associada como alopecia androgenética ou alopecia senil que podem tornar o quadro persistente. 

Algumas medicações e suplementos costumam ser indicados para estimular o crescimento capilar e acelerar o processo de recuperação. Nesses casos, o transplante capilar não é recomendado, pois tratando–se a causa da queda capilar, o cabelo volta a crescer. 

TRATAMENTOS COMPLEMENTARES

A Clínica Camara Lopes oferece tratamentos complementares e/ou como alternativa para o combate a calvície e queda de cabelos. Conheça todos os tratamentos disponíveis:

MMP

A Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) é um tratamento que consiste na aplicação de uma combinação de medicamentos no couro cabeludo, realizada através de microagulhas. É indicada para tratar a calvície, queda e quebra acentuada de cabelos e outras afecções do couro cabeludo.

LLLT

O LLLT (sigla para Low Level Laser Therapy) é um laser de baixa potência, utilizado para estimular os vasos sanguíneos e desta forma melhorar a circulação e desinflamar o couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos cabelos. É indicado para tratar a alopecia androgenética e o eflúvio telógeno.

Carboxiterapia

A carboxiterapia é uma infusão de gás carbônico medicinal através de agulhas, que promove uma melhora na irrigação sanguínea no couro cabeludo. Além de combater a queda, este tratamento é indicado também para o controle de caspa e seborréia.

Medicamentos

Existem medicamentos e complexos vitamínicos de uso sistêmico (oral) ou tópico que podem ser recomendados para prevenir as afecções capilares, ou com complemento dos procedimentos realizados em clínica. A prescrição é feita pelo médico após minuciosa avaliação.

Intradermoterapia

A intradermoterapia é um tratamento clínico que consiste na aplicação injetável de vitaminas no couro cabeludo com o objetivo de aumentar a produção de nutrientes, fortalecer e estimular o crescimento dos fios.

Conquiste um cabelo bonito e recupere a sua autoestima!

Na percepção de qualquer um dos sinais mencionados ou mesmo uma queda de cabelo anormal, não hesite, busque auxílio médico profissional. Os especialistas da Clínica Camara Lopes são experientes e estão aptos a diagnosticar e tratar diversas patologias, inclusive a alopecia por eflúvio telógeno.

CONQUISTE UM CABELO BONITO E SAUDÁVEL

AGENDE SUA CONSULTA

AGENDE AGORA