Pós-Operatório Transplante Capilar

A cirurgia de transplante capilar é uma alternativa a homens e mulheres acometidos pela perda de cabelo ou calvície. De modo geral, o procedimento consiste em micro incisões no couro cabeludo com o intuito de restabelecer o crescimento dos fios, mantendo uma aparência natural. No entanto, antes de desfrutar dos excelentes resultados do procedimento, é preciso conhecer alguns cuidados pós-operatórios para garantir uma recuperação rápida e tranquila.

Pós-operatório imediato

Após a cirurgia, o paciente permanece um período para observação e orientação ainda na clínica e, no mesmo dia, é liberado para dar continuidade aos cuidados em casa. Todas as orientações para o pós-operatório são dadas pela equipe da clínica e ao receber alta, o paciente deve evitar dirigir até que os sintomas da anestesia sejam completamente cessados.

Repouso e medicamentos

O paciente deve permanecer em repouso por mais 24 horas, a fim de evitar edema (que pode ocorrer, mesmo com o repouso). A recomendação é fazer uso de analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios para aliviar eventuais dores ou desconfortos nas duas noites seguintes à cirurgia. Caso sinta coceira, é indicado o uso de loção calmante. Nesse período é comum a formação de pequenas crostas no local do transplante, mas caem com 10 ou 12 dias.

Higiene

No terceiro dia após o transplante, o paciente pode realizar a higienização do cabelo de acordo com as orientações recebidas na clínica. Em casa, é preciso utilizar um xampu apropriado para a lavagem e borrifar um soro fisiológico. Lavar bem as mãos antes de tocar nos cabelos recém colocados e reservar uma toalha de banho exclusiva para secar delicadamente a cabeça são outras recomendações importantes. Além disso, toalhas e fronhas precisam ser trocadas frequentemente.

Cuidados para dormir

O paciente deve dormir em posição semi-sentado (45 graus) durante os três dias subsequentes ao procedimento cirúrgico. Esse cuidado evita a formação de edema, mas caso ocorra, é preciso fazer compressas frias e elevar a cabeça até que desapareça. Ademais, utilizar um travesseiro macio e um rolete (toalha macia enrolada) ou travesseiro de viagem sob a nuca é indicado para evitar apoiar diretamente sobre a área doadora.

Atividades físicas

Cada técnica de transplante capilar possui suas indicações e particularidades. Para o transplante feito com a técnica FUE, a pessoa retoma sua rotina, incluindo a prática de exercícios, em 10 dias. No caso da técnica FUT, pode ser necessário que permaneça em repouso, sem realizar atividades desgastantes, por mais ou menos 2 meses. Banhos de mar e piscina também devem ser evitados por 21 dias. Para facilitar a cicatrização, aconselha-se deixar a área transplantada exposta, mas não diretamente ao sol.

Alimentação

É importante se manter hidratado, ingerindo água, sucos naturais e água de coco. Além disso, refeições com pouco sal e ricas em vitaminas e nutrientes também são excelentes alternativas.

Resultados

Entre 30 e 40 dias, começa o processo de queda dos fios transplantados e dentro de  três ou quatro meses, os novos fios começam a crescer. Em cerca de seis meses já é possível visualizar melhor o resultado e, em doze meses, são completamente perceptíveis.

TÉCNICAS DE TRANSPLANTE CAPILAR

TÉCNICA FUE

TÉCNICA FUT

TRANSPLANTE CAPILAR COM ROBÔ

Invista na sua autoestima e retoma a sua autoconfiança!

A perda gradativa dos fios acomete homens e mulheres, causando insegurança, ansiedade, fobia social e baixa autoestima. Além da causa genética, outros fatores como disfunções hormonais, deficiências nutricionais ou doenças sistêmicas podem ocasionar o comprometimento capilar e por isso, deve ser investigada.

Agende uma avaliação e esclareça todas as suas dúvidas sobre o pós-operatório do transplante capilar com os especialistas da Clínica Camara Lopes.

CONQUISTE UM CABELO BONITO E SAUDÁVEL

AGENDE SUA CONSULTA

AGENDE AGORA